domingo, 20 de setembro de 2020

Dica - regência do verbo informar / concordância com nenhum / crase com palavras no plural / cobrido ou coberto?

 Os verbos informar, avisar, comunicar, advertir, notificar, certificar, prevenir, aconselhar, impedir e incumbir apresentam as seguintes regências, sem alteração de sentido: informar algo a alguém, informar alguém de algo ou informar alguém sobre algo. Não se devem usar dois objetos diretos ou dois indiretos.

O pronome indefinido nenhum, seguido de substantivo ou pronome no plural, exige o verbo no plural. A lógica da língua portuguesa não é a mesma lógica da matemática, pois a concordância verbal se faz com o termo, e não com a ideia, exceto nos casos de silepse.

Quando um a estiver no singular, diante de uma palavra no plural tomada em sentido genérico, ocorrerá referência indeterminada, ou seja, ausência do artigo, não ocorrendo crase. Quando esta estiver sendo tomada em sentido específico, será precedida do artigo as e admitirá a crase.

O verbo cobrir já teve dois particípios: cobrido e coberto. O primeiro caiu em desuso, portanto usa-se a forma irregular com qualquer verbo auxiliar: ter, haver, ser, estar ou ficar. O mesmo ocorre com os verbos abrir, dizer, escrever, fazer, pôr, ver e vir, que só possuem as formas: aberto, dito, escrito, feito, posto, visto e vindo, essa última idêntica ao gerúndio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dica - subjuntivo ou indicativo? / sujeito composto ligado por ou

 O modo subjuntivo expressa um fato duvidoso, provável. Quando se quer expressar a ideia de certeza, usa-se o modo indicativo. Quando o suje...