O verbo escrever já teve dois particípios: escrevido e escrito. No entanto, o primeiro caiu em desuso. Atualmente, a forma irregular é usada com qualquer verbo auxiliar. O mesmo se aplica a seus derivados, como descrever, inscrever, prescrever, proscrever, reescrever, sobrescrever, subscrever e transcrever, que possuem irregularidade no particípio: descrito, inscrito, prescrito, proscrito, reescrito, sobrescrito, subscrito e transcrito.
Na voz reflexiva, o sujeito sofre e pratica a ação ao mesmo tempo, ele é, simultaneamente, agente e paciente, a ação reflete no próprio sujeito. São sempre usados com os pronomes me, te, se, nos, vos e se, que podem ser substituídos por a mim mesmo, a ti mesmo, a si mesmo, a nós mesmos, a vós mesmos, a si mesmos. Na voz recíproca, dois ou mais sujeitos praticam e recebem a ação ao mesmo tempo, a ação é mútua entre os sujeitos. Geralmente, os verbos são usados no plural, acompanhados de expressões como um ao outro, uma à outra, uns aos outros, umas às outras, entre si ou advérbios como reciprocamente, mutuamente ou vice-versa.
Pronome endofórico - representa um elemento do próprio texto. Dependendo da posição do pronome e do elemento representado, há dois tipos de relação endofórica: pronome catafórico (refere-se a um elemento que será mencionado posteriormente) e pronome anafórico (refere-se a um elemento que já foi mencionado).
É possível transformar uma frase da voz ativa para a voz passiva sem alterar o sentido: o objeto direto da voz ativa torna-se sujeito na voz passiva, o sujeito da voz ativa torna-se agente da passiva, o verbo transitivo torna-se uma locução verbal formada por um verbo auxiliar seguido do particípio do verbo principal, que concorda em gênero e número com o sujeito, como os adjetivos
Nenhum comentário:
Postar um comentário