Requerer, que significa solicitar através de requerimento, conjuga-se como querer no presente do indicativo, no pretérito imperfeito, no futuro do presente, no futuro do pretérito, no presente do subjuntivo, no imperativo afirmativo e no imperativo negativo, com exceção da 1ª pessoa do singular do presente do indicativo, que é requeiro. No pretérito perfeito, no pretérito mais-que-perfeito, no imperfeito do subjuntivo, no futuro do subjuntivo e nas formas nominais, segue a conjugação de vender, logo, é regular.
Embora se defenda que, para indicar negação, a forma correta seja nem sequer, o uso consagrou o advérbio sequer como independente. Não confunda o advérbio sequer com a construção se quer (conjunção subordinativa condicional se + verbo querer), que pode ser substituída por 'se deseja', 'se pretende' ou 'se espera'.
De encontro a - contra, em sentido contrário / Ao encontro de - a favor de, na direção de
A forma verbal da 1ª pessoa do plural exige que o pronome oblíquo esteja também na 1ª pessoa do plural. Se a forma verbal estivesse na 3ª pessoa do plural, o pronome oblíquo deveria ser usado na 3ª pessoa do plural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário