segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Dica - derivados de ter / aja ou haja? / há crase sem palavra feminina? / ouvi-lo ou ouví-lo?

 Nem todos os verbos terminados em ter são derivados de ter, como bater, combater, cometer, comprometer, converter, debater, derreter, inverter, intrometer, perverter, prometer, subverter, reverter, verter. Estes, no entanto, seguem a conjugação de vender. Manter, conter, deter, reter, entreter, obter, abster-se, ater-se e suster derivam de ter.

Haja é forma verbal do verbo haver no imperativo afirmativo ou negativo. Aja é forma verbal do verbo agir idem. 

Como a gramática não admite repetição de vocábulos que pertençam a uma família de raiz e significação comuns (rei, Regina, reger, regência, regente; mês, mensal, menstruação, bimensal, bimestral), o ideal é substituir o vocábulo ou deixá-lo subentendido.

Acentuam-se apenas as formas verbais oxítonas terminadas em a, e e o, acompanhadas dos pronomes oblíquos átonos lo, la, los, las, no, na, nos, nas, sejam estes enclíticos ou mesoclíticos. As formas verbais terminadas em i só são acentuadas se este i participar de um hiato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dica - subjuntivo ou indicativo? / sujeito composto ligado por ou

 O modo subjuntivo expressa um fato duvidoso, provável. Quando se quer expressar a ideia de certeza, usa-se o modo indicativo. Quando o suje...