Sito é abreviação de situado e, na indicação de lugar exato, deve ser acompanhado da preposição em. A preposição a deve ser usada exclusivamente na indicação de distância ou tempo preciso.
Como toda forma de particípio, situado tem feminino: situada e sito se torna sita.
Para evitar estranheza ao leitor, em uma dissertação argumentativa, reportagem ou notícia, recomenda-se o uso de situada em vez de sita, que é forma típica da linguagem cartorial.
O plural de abreviaturas e siglas (com exceção do etc.) é feito com um s minúsculo. É incorreto o uso do apóstrofo nesses casos, pois esse sinal gráfico é usado apenas para indicar supressão de letras. Trata-se de uma suposta cópia do inglês, pois, nesse insigne idioma, o s indica posse, e não plural.
Pleonasmo é uma figura de construção ou sintática que consiste na repetição de um termo já expresso. Esse recurso estilístico empresta mais força e intensidade à frase. Quando a repetição não traz nenhuma energia à expressão, o pleonasmo deixa de ser figura de linguagem e torna-se vício, como em regra geral, prefeitura municipal, recordar o passado, hábitat natural, exultar de alegria.
Junto a significa ao lado de, perto de, adido a: adicionado, acrescentado, agregado ou incorporado. Não substitui outras preposições como em, de, para ou com. Junto com e juntamente com são pleonasmos viciosos, basta usar apenas com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário