Casar pode ou não ser usado como verbo pronominal, diferente de divorciar-se, que é sempre verbo pronominal. O zé-povinho pensa assim: Ora, se o padre casa os noivos, mas os noivos se casam, por que o pronome é obrigatório?
Os advérbios terminados em mente são derivados de adjetivos, mas, em geral, os dicionários só registram os adjetivos, porque seu processo é automático, basta adicionar -mente a qualquer adjetivo. Isso não significa que os advérbios derivados não existam.
Como esse sufixo é tônico, todos os advérbios terminados em mente são paroxítonos e não são acentuados. Isso não afeta o til, que é sinal gráfico, e não acento gráfico, ou seja, indica a nasalização da vogal.
A cerca de e cerca de significam aproximadamente, acerca de, a respeito de ou sobre e há cerca de, faz ou existe aproximadamente.
Segundo o Novo Acordo Ortográfico, não se usa o hífen com as palavras não e quase com função prefixal: não agressão, não beligerante, fumante, não violência, não participação, quase posse, quase domicílio, quase delito, quase irmão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário