Todo + substantivo - cada, qualquer / Todo o + substantivo - inteiro, completo
Aluguer existe, porém é mais usada em Portugal ou na linguagem jurídica, uma vez que no Brasil prefere-se aluguel. Seu plural é formado com o acréscimo de es - alugueres, assim como qualquer substantivo terminado em r, z e s (monossilábico ou oxítono).
Não se usa hífen nas locuções de qualquer tipo, sejam elas substantivas, adjetivas, pronominais, adverbiais, prepositivas ou conjuntivas, com exceção daquelas já consagradas pelo uso, com significado próprio: água-de-colônia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia, ao deus-dará e à queima-roupa.
Proceder, no sentido de iniciar, executar ou realizar, é transitivo indireto, regendo a preposição a. Não obstante pode ser locução prepositiva (não seguida de verbo ou seguida de verbo no infinitivo), locução conjuntiva adversativa (seguida de verbo no indicativo) ou locução conjuntiva concessiva (seguida de verbo no subjuntivo).
Em que pese a é uma locução prepositiva usada para se referir a pessoas, e em que pesem é uma conjunção concessiva, variável em número, concordando com o sujeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário