Por não haver artigo antes de verbos, não ocorre crase antes deles. A crase ocorre em locuções formadas por palavras femininas, sejam elas prepositivas, conjuntivas ou adverbiais (exceto nos adjuntos adverbiais de meio ou instrumento, a menos que cause ambiguidade).
A pessoalidade em um texto é caracterizada pelo uso da 1ª pessoa do singular ou do plural, enquanto a impessoalidade apresenta o verbo na 3ª pessoa do singular ou do plural, podendo ou não estar acompanhado do pronome se.
Alguns tipos de redação, como a carta e a narração, aceitam o uso da 1ª ou da 3ª pessoa, de acordo com a necessidade. A dissertação argumentativa se caracteriza pelo afastamento entre o autor e o leitor, por isso a 3ª pessoa deve ser preferida e a 1ª pessoa deve ser evitada.
O elemento socio se une à palavra seguinte através de hífen somente quando esta começa por o ou h. Nos demais casos, não se usa hífen e retira-se o acento agudo do prefixo.
Como a letra i forma hiato tônico com a vogal anterior, não há outra consoante na mesma sílaba, a palavra juízo é acentuada. Isto é, a letra i forma sílaba sozinha e não há nh iniciando a sílaba seguinte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário