quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Dica - ter a ver e ter a haver / valer a ou à pena? / desce redondo ou redonda? / vírgula em adjuntos adverbiais

 Ter a ver - ter relação com, corresponder, dizer respeito a / Ter a haver - ter algo a receber, ter quantias monetárias para serem recebidas / Ter haver - não existe

Na expressão 'vale a pena', pena é usada no sentido de dor, sacrifício e sofrimento. Não se usa o acento indicador de crase, pois o verbo valer é transitivo direto, não ocorre preposição, apenas o artigo a.

O adjetivo é variável e se refere a um substantivo ou pronome substantivo, indicando qualidade, característica, condição, aparência, estado, aspecto, defeito ou local de origem. O advérbio é invariável e se refere a um verbo, adjetivo, advérbio ou oração, expressando circunstância: lugar, tempo, modo, intensidade, afirmação, negação ou dúvida. O adjetivo varia em gênero, número e grau, enquanto o advérbio só varia em grau (comparativo e superlativo). 

É comum o uso do adjetivo com valor de advérbio, nesse caso, mesmo que haja um termo feminino ou plural, o adjetivo permanece em sua forma invariável, pois se refere ao verbo, e não ao substantivo. 

A vírgula é facultativa em adjuntos adverbiais longos que estão antepostos ou intercalados, e proibida quando estão na ordem direta. É desnecessária quando o adjunto adverbial é apenas um advérbio, exceto em caso de ênfase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dica - subjuntivo ou indicativo? / sujeito composto ligado por ou

 O modo subjuntivo expressa um fato duvidoso, provável. Quando se quer expressar a ideia de certeza, usa-se o modo indicativo. Quando o suje...