quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Dica - à esquerda e à direita / enquanto que ou enquanto? / transposição de voz verbal com verbo transitivo indireto? / assisti-lo ou assistir a ele?

 Quando as expressões 'à esquerda' e 'à direita' indicam lugar ou posição, o uso da crase é de rigor. Caso contrário, não se usa o acento grave.

A conjunção 'enquanto' une orações que expressam fatos simultâneos ou opostos. Em documentos oficiais, artigos científicos e redações, não se deve usar a expressão 'enquanto que'. Em textos literários, seu uso é aceito.

Transformar uma frase da voz ativa para a voz passiva só é possível com verbos transitivos diretos ou verbos transitivos diretos e indiretos. Com verbos transitivos indiretos, intransitivos e de ligação, tal transposição é impossível.

Todo objeto direto pode ser substituído pelos pronomes o, a, os, as, lo, la, los, las, no, na, nos, nas, me, te, se, nos, vos. A maioria dos objetos indiretos pode ser substituído pelos pronomes lhe, lhes, além dos já citados me, te, se, nos e vos.

Esse uso é impossível com os verbos assistir (no sentido de ver), aspirar (no sentido de almejar), visar (no sentido de ter em vista), responder (no sentido de dar resposta a), aludir (fazer alusão), referir-se, recorrer (no sentido de interpor recurso judicial ou administrativo), depender e anuir (dar consentimento, aprovação). Nesses casos, não se usam os pronomes oblíquos átonos, mas sim os tônicos a mim, a ti, a si, a ele, a ela, a eles, a elas, a nós, a vós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dica - subjuntivo ou indicativo? / sujeito composto ligado por ou

 O modo subjuntivo expressa um fato duvidoso, provável. Quando se quer expressar a ideia de certeza, usa-se o modo indicativo. Quando o suje...